Nova Linha de Évora - Évora Norte - Elvas/Caia

A Infraestruturas de Portugal lançou, a 29 de março de 2018, o Concurso Público Internacional para a empreitada de construção do 2.º troço entre Freixo e Alandroal, com um valor base de concurso de 105 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020.

A obra a concurso insere-se no âmbito do projeto de modernização da Linha de Évora e contempla a construção da plataforma de via-férrea, numa extensão total de 20,5 quilómetros, incluindo terraplenagem para materialização do novo canal ferroviário, drenagem longitudinal e transversal, a execução de uma estação técnica, dezasseis Obras de Arte Correntes e dez Obras de Arte Especiais, sendo a construção de plataforma de via férrea e Obras de Arte preparadas para a futura duplicação da via, construção de caminhos paralelos e de caminho de acesso e emergência. O prazo de execução desta intervenção é de 24 meses.

O subtroço a materializar na presente ação, entre Freixo e Alandroal, garante a continuidade do Subtroço Évora Norte – Freixo, empreitada lançada no passado dia 5 de março de 2018.

O novo troço da Linha de Évora, constituído pelos troços anteriormente referidos e que integra o Corredor Internacional Sul, terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única Eletrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia).

A concretização deste projeto reveste-se de extrema importância na ligação aos Portos do Sul do País à rede ferroviária, nomeadamente com a ligação a Badajoz, potenciando o aumento da capacidade exportadora de mercadorias do país.

O presente contrato é cofinanciado pela união europeia, através do programa Connecting European Facilities (CEF), ao abrigo de contratos de cofinanciamento com comparticipações que variam entre 40 e 50%.

Financiamento Comunitário

Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Évora-Caia e Estação Técnica ao km 118 da Linha do Sul

Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Évora-Caia - 2ª Fase

  • Código: 2016-PT-TMC-0059-M
  • Custo total de investimento (milhões de Euros) 73
  • Valor de comparticipação (milhões de Euros) 55,8